Em tempos que a teledramaturgia trava uma fiel mudança no comportamento das pessoas, seja no campo cultura, religioso ou mesmo impondo novas "gírias", palavras ou mesmos jargões, que podem modificar nossa linguagem, a autora e pesquisadora Daniele Zattar, aponta na matéria a seguir como podemos ficar alerta a essas mudanças, vamos ler e entender que isso pode ser um assassinato a nossa Língua Portuguesa. ass: Ilmo Candido
A importância da Língua Portuguesa no espaço empresarial, com enfoque no e-mail profissional.
Os estudos e os avanços tecnológicos no cenário corporativo e pessoal
alavancaram uma realidade totalmente comprovada na sociedade mundial definida
como globalização. O homem conseguiu o que tanto se almejava há poucas décadas
atrás, isto é, uma comunicação rápida e eficaz com qualquer parte do mundo.
Hoje em dia, o indivíduo, seja adulto ou até mesmo uma criança, consegue
comunicar-se com inúmeras pessoas, ou até aonde a rede de computadores mundial alcançarem.
No entanto, a necessidade de pensar em uma situação macro desencadeou um
esquecimento no homem, que favoreceu a não mensuração de relações
interprofissionais de aspectos menores. Assim, com a evolução da comunicação, a
internet que foi comemorada em escalas inimagináveis, como a invenção mor de
todos os tempos, também originou uma série de conflitos no ambiente
corporativo.
A realidade brasileira no assunto internet, segundo o Cetic – centro de
estudos sobre as tecnologias da Informação e da Comunicação, responsável pela
produção de indicadores e estatísticas sobre o uso da internet no Brasil,
divulgou em 2008 que aproximadamente 90% da população brasileira utilizou a
internet para se comunicar; e que, aproximadamente 95% das empresas utilizaram
a internet em suas atribuições profissionais.
Desta forma, pode-se constatar que a maior parte da população com acesso
à internet, seja em casa ou no trabalho, incorporou o mundo virtual.
Em se tratando de ambiente corporativo, um dos assuntos que tem chamado
muito a atenção de empresários e de gestores é a utilização inadequada do
e-mail. Recentemente, em diversos noticiários, foi divulgado o caso de uma
mulher que foi demitida na Nova Zelândia por ter escrito um e-mail em letras
maiúsculas. Quem lida diretamente com a internet sabe (ou deveria saber) que
usar letras em caixa alta é sinônimo de gritar, ou seja, escrever assim é
“berrar” visualmente.
No Brasil, inúmeras empresas de diferentes segmentos estão buscando
profissionais especializados em edições de texto na web e especialistas de
Língua Portuguesa para o treinamento de seus funcionários, principalmente, no
que diz respeito ao aprendizado da escrita correta e adequada do e-mail. Tal
preocupação surge pelo fato do correio eletrônico ser considerado juridicamente
um documento ou uma fonte formal de informação. Comprovando, assim, os ditos
populares, que as palavras faladas voam com o vento e as marcadas com tintas perpetuam
no mundo. E, desta forma, aliado a este pensamento, o espaço virtual não foge à
regra.
Por isso, profissionais de diversas áreas e de diversas escolaridades
estão percebendo a necessidade de aprofundar seus conhecimentos gramaticais da
Língua Portuguesa. Além das etiquetas previstas no relacionamento via e-mail, o
uso inadequado do português tem sido peça chave para inúmeros problemas no
mundo corporativo. Assuntos como pronomes de tratamento e pessoais;
concordância verbal e nominal; coesão e coerência; conjugação verbal; classes
gramaticais; entre outros, deveriam ser dominados de maneira eficiente por
aqueles que escrevem e se comunicam através de e-mails.
No tocante ao domínio de línguas, o espaço corporativo preocupava-se em
exigir outras línguas, principalmente, a inglesa. Contudo, o cenário atual
passa a encarar o domínio do português muito mais importante do que qualquer
língua, pois se o profissional não consegue comunicar-se em sua língua materna,
como poderá relacionar-se com outros idiomas?
Desta forma, os problemas decorrentes de e-mails mal redigidos têm na
falta de conhecimento da Língua Portuguesa a raiz da situação. Por isso, os
gestores de todos os seguimentos do mercado corporativo estão comprovando que
oferecer um subsídio educacional de Língua Portuguesa aos seus funcionários tem
trazido um retorno muito positivo, resultando em comunicações mais eficientes
nas relações intranet e através da internet. Pois, uma simples mudança de
palavra por um outro sinônimo pode trazer mais clientes e mais entendimento
entre as pessoas que atuam juntas em suas empresas.
Assim, investir na educação de funcionários, principalmente, no ensino
da Língua Portuguesa, demonstra não só uma preocupação com o desenvolvimento
eficaz dos trabalhos realizados por eles, mas, principalmente, resulta em uma
atitude de externar que há uma necessidade real em preocupar-se no tipo de
visão que o mercado de trabalho e a sociedade terão de tal empresa. Portanto,
um belo cartão de visitas não se restringe a um belo terno e a um belo sorriso,
mas, o realce no mundo corporativo decorre de uma fala e de um discurso
adequado e correto de acordo com as regras gramaticais do português.
Falar e escrever bem não são atitudes de segundo plano, são ações
primordiais para qualquer setor empresarial.
Daniele Zattar é profissional graduada em Fonoaudiologia e em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), dedicando-se a área de linguagem no âmbito empresarial. Desenvolve trabalhos no campo de produção textual: criação e revisão, como também, ghost writer. Atualmente é consultora da Somos Duas RH, desenvolvendo cursos, treinamentos e assessorias na área de Língua Portuguesa.
Site: www.somosduasrh.com.br
Daniele Zattar é profissional graduada em Fonoaudiologia e em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), dedicando-se a área de linguagem no âmbito empresarial. Desenvolve trabalhos no campo de produção textual: criação e revisão, como também, ghost writer. Atualmente é consultora da Somos Duas RH, desenvolvendo cursos, treinamentos e assessorias na área de Língua Portuguesa.
Site: www.somosduasrh.com.br
Fonte de pesquisa: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/a-importancia-da-lingua-portuguesa-no-espaco-empresarial-com-enfoque-no-e-mail-profissional/34415/
Opinião do Consultor Ilmo Candido: “ter no campo profissional uma linguagem próximo ao que digamos ser correto, é de extrema
e fundamental importância, vivemos num período que algumas frases que no
passado eram suaves aos ouvidos, como por exemplo: “Gentileza sua; Por Favor; Muito Obrigado”, hoje trocado por “Valeu; Beleza;
TAMO JUNTU”, enfim, Salve a Língua Portuguesa, não sejam cumprisse de um
assassinato. Ass. Ilmo Candido”.
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