sábado, 20 de abril de 2013

SALVE A LÍNGUA PORTUGUESA, ANTES DE SALVE JORGE


  x 


Em tempos que a teledramaturgia trava uma fiel mudança no comportamento das pessoas, seja no campo cultura, religioso ou mesmo impondo novas "gírias", palavras ou mesmos jargões, que podem modificar nossa linguagem, a autora e pesquisadora Daniele Zattar, aponta na matéria a seguir como podemos ficar alerta a essas mudanças, vamos ler e entender que isso pode ser um assassinato a nossa Língua Portuguesa. ass: Ilmo Candido 



A importância da Língua Portuguesa no espaço empresarial, com enfoque no e-mail profissional.



Autora: Daniele Zattar, publicado em: 2 de outubro de 2009

Os estudos e os avanços tecnológicos no cenário corporativo e pessoal alavancaram uma realidade totalmente comprovada na sociedade mundial definida como globalização. O homem conseguiu o que tanto se almejava há poucas décadas atrás, isto é, uma comunicação rápida e eficaz com qualquer parte do mundo. Hoje em dia, o indivíduo, seja adulto ou até mesmo uma criança, consegue comunicar-se com inúmeras pessoas, ou até aonde a rede de computadores mundial alcançarem. 

No entanto, a necessidade de pensar em uma situação macro desencadeou um esquecimento no homem, que favoreceu a não mensuração de relações interprofissionais de aspectos menores. Assim, com a evolução da comunicação, a internet que foi comemorada em escalas inimagináveis, como a invenção mor de todos os tempos, também originou uma série de conflitos no ambiente corporativo.



A realidade brasileira no assunto internet, segundo o Cetic – centro de estudos sobre as tecnologias da Informação e da Comunicação, responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o uso da internet no Brasil, divulgou em 2008 que aproximadamente 90% da população brasileira utilizou a internet para se comunicar; e que, aproximadamente 95% das empresas utilizaram a internet em suas atribuições profissionais.

Desta forma, pode-se constatar que a maior parte da população com acesso à internet, seja em casa ou no trabalho, incorporou o mundo virtual.
Em se tratando de ambiente corporativo, um dos assuntos que tem chamado muito a atenção de empresários e de gestores é a utilização inadequada do e-mail. Recentemente, em diversos noticiários, foi divulgado o caso de uma mulher que foi demitida na Nova Zelândia por ter escrito um e-mail em letras maiúsculas. Quem lida diretamente com a internet sabe (ou deveria saber) que usar letras em caixa alta é sinônimo de gritar, ou seja, escrever assim é “berrar” visualmente.

No Brasil, inúmeras empresas de diferentes segmentos estão buscando profissionais especializados em edições de texto na web e especialistas de Língua Portuguesa para o treinamento de seus funcionários, principalmente, no que diz respeito ao aprendizado da escrita correta e adequada do e-mail. Tal preocupação surge pelo fato do correio eletrônico ser considerado juridicamente um documento ou uma fonte formal de informação. Comprovando, assim, os ditos populares, que as palavras faladas voam com o vento e as marcadas com tintas perpetuam no mundo. E, desta forma, aliado a este pensamento, o espaço virtual não foge à regra.

Por isso, profissionais de diversas áreas e de diversas escolaridades estão percebendo a necessidade de aprofundar seus conhecimentos gramaticais da Língua Portuguesa. Além das etiquetas previstas no relacionamento via e-mail, o uso inadequado do português tem sido peça chave para inúmeros problemas no mundo corporativo. Assuntos como pronomes de tratamento e pessoais; concordância verbal e nominal; coesão e coerência; conjugação verbal; classes gramaticais; entre outros, deveriam ser dominados de maneira eficiente por aqueles que escrevem e se comunicam através de e-mails.

No tocante ao domínio de línguas, o espaço corporativo preocupava-se em exigir outras línguas, principalmente, a inglesa. Contudo, o cenário atual passa a encarar o domínio do português muito mais importante do que qualquer língua, pois se o profissional não consegue comunicar-se em sua língua materna, como poderá relacionar-se com outros idiomas?

Desta forma, os problemas decorrentes de e-mails mal redigidos têm na falta de conhecimento da Língua Portuguesa a raiz da situação. Por isso, os gestores de todos os seguimentos do mercado corporativo estão comprovando que oferecer um subsídio educacional de Língua Portuguesa aos seus funcionários tem trazido um retorno muito positivo, resultando em comunicações mais eficientes nas relações intranet e através da internet. Pois, uma simples mudança de palavra por um outro sinônimo pode trazer mais clientes e mais entendimento entre as pessoas que atuam juntas em suas empresas.

Assim, investir na educação de funcionários, principalmente, no ensino da Língua Portuguesa, demonstra não só uma preocupação com o desenvolvimento eficaz dos trabalhos realizados por eles, mas, principalmente, resulta em uma atitude de externar que há uma necessidade real em preocupar-se no tipo de visão que o mercado de trabalho e a sociedade terão de tal empresa. Portanto, um belo cartão de visitas não se restringe a um belo terno e a um belo sorriso, mas, o realce no mundo corporativo decorre de uma fala e de um discurso adequado e correto de acordo com as regras gramaticais do português.
Falar e escrever bem não são atitudes de segundo plano, são ações primordiais para qualquer setor empresarial.

Daniele Zattar é profissional graduada em Fonoaudiologia e em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), dedicando-se a área de linguagem no âmbito empresarial. Desenvolve trabalhos no campo de produção textual: criação e revisão, como também, ghost writer. Atualmente é consultora da Somos Duas RH, desenvolvendo cursos, treinamentos e assessorias na área de Língua Portuguesa.

Site: www.somosduasrh.com.br



Opinião do Consultor Ilmo Candido: “ter no campo profissional uma linguagem próximo ao que digamos ser correto, é de extrema e fundamental importância, vivemos num período que algumas frases que no passado eram suaves aos ouvidos, como por exemplo: Gentileza sua; Por Favor; Muito Obrigado, hoje trocado por “Valeu; Beleza; TAMO JUNTU”, enfim, Salve a Língua Portuguesa, não sejam cumprisse de um assassinato. Ass. Ilmo Candido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos interessantes

Vídeos interessantes
Um dos melhores vídeos de motivação