6
dicas para contratar uma auditoria eficiente
Publicado em 06 Dez 2010
Como já
discutimos aqui no blog, a auditoria tem um papel fundamental dentro da
empresa. Mesmo com a limitação do atendimento ao escopo dos trabalhos
contratados, muitas vezes voltados ao exame de contas, oauditor deve,
tanto quanto possivel, voltar sua atenção a todas as contribuições que
possa fazer para ajudar a empresa a desenvolver seus negócios. Por outro lado,
em algumas situações, qualquer erro ou omissão na execução do trabalho pela auditoria pode causar grandes prejuízos, por
isso é necessário que a organização se certifique de que está contratando a
empresa ou o profissional certo para este trabalho, já que a confiança é uma
das principais exigências para o serviço. Conheça 6 dicas
para contratar uma auditoria eficiente:
1. Registro –
antes de contratar uma auditoria ou
um profissional da área, certifique-se de que esta empresa ou pessoa tenham
competência técnica para exercer a função. Uma forma de comprovar esta
experiência é através das informações disponíveis no site da CVM –
Comissão de Valores Mobiliários, uma autarquia
vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem como objetivo regularizar e
controlar o mercado de capitais brasileiro. Osprofissionais de auditoria, para terem um registro na
CVM, devem provar que possuem capacidade para atuar na área, inclusive
comprovando a experiência profissional
2. Experiência –
se a empresa ou o profissional possui registro na CVM,
então já comprovaram sua experiência para a comissão, mas é sempre bom avaliar
os trabalhos anteriores. Solicite referências, entre em contato com outras
empresas em que foi realizado algum trabalho de auditoria e analise como foi esta experiência,
para tentar entender a satisfação de quem contratou o serviço, as
realizações da empresa ou do profissional, entre outras informações
importantes.
3. Estrutura -
avalie a estrutura que está por trás de quem se apresenta para ser seu auditor.
Hoje em dia, mais do que no passado, com a crescente complexidade dos negócios,
conhecimentos multidisciplinares são exigidos também dos auditores,
e isso apenas se alcança com unidades técnicas específicas de atendimento, como
para a área de tributos, consultoria financeira, pessoal voltado para
pequenas e médias empresas, unidades de avaliação financeira, de
negócios, entre outros. Além disso, procure entender as estruturas internas de
apoio, principalmente as voltadas para os recursos humanos (treinamento e
reciclagem do pessoal da empresa de auditoria, políticas de retenção, planos de
carreira). Lembre-se que o profissional que está contatando para fazer o trabalho de
auditoriapoderá ser, no máximo, um dos componentes de uma
equipe, que terá que ser muito maior, qualificada e principalmente estável, para
poder atender sua empresa da melhor forma possível.
4. Ética –
esta é uma das principais características de uma empresa ou profissional
de auditoria, algumas ações ou comportamentos podem ajudar a
identificar se o auditor é
uma pessoa confiável, além de pesquisar seu passado histórico, é claro. Quando
conversar com o responsável pela auditoria, avalie sua postura: verifique se ele revela
informações internas de outras empresas, se costuma criticar a concorrência ou
falar mal de organizações que já atendeu anteriormente, entre outras ações que
não deveriam fazer parte da postura de um profissional em que você terá que ter
confiança para abrir seus livros e informações.
5. Preço – não o avalie o orçamento por si só.
Procure entender a relação custo x beneficio do serviço de auditoriaque
você está contratando. A empresa ou o profissional de auditoria independente deve ser razoável em calcular os
honorários propostos, de forma a assegurar que ambas as organizações tenham
vantagens no valor dorelacionamento empresarial.
O valor do dinheiro tem de ser um pré-requisito para todos os gastos com
negócios e os honorários profissionais de auditoria não
são exceção. Contudo, o menor preço como critério para
definição de uma contratação de serviço de auditoria independente pode implicar em redução no nível de
qualidade do serviço de auditoria que
lhe será ofertado.
6. Acesso aos sócios e diretores – você precisará ter acesso
facilitado a um aconselhamento profissional de alta qualidade.
Assim, prefira a empresa de auditoria independente que atribua a seus sócios ou
diretores não apenas liderança dos serviços sob sua responsabilidade,
mas também que tenha como política mantê-los sempre disponíveis para um
atendimento personalizado. Nada pior do que necessitar de assistência
qualificada e não tê-la disponível quando necessitar.
A auditoria é
um trabalho complexo que pode ser aplicado em determinadas áreas da empresa ou
na organização como um todo. É essencial conhecer bem o trabalho de
um auditor antes
de contratar este tipo de serviço, assim ficará mais fácil avaliar se a empresa de
auditoria independente ou o profissional contratado poderão atingir o
objetivo desejado pela organização. Aqui no blog temos um post sobre as funções de auditor. É uma
boa referência para entender melhor as características da profissão.
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