Religião, Comportamento, Postura x Cultura PARTE III - final
Pastor, Cerimonialista e Pesquisador em Teologia: Marcio Silva
Data publicação: 28/02/13
...Continuação
Individualidades
e teoria de sistemas
Quando
tratamos de individualidades, podemos definir como o conjunto de reações e
atitudes de um indivíduo ou grupo de indivíduos em face do meio social.
Em teoria de
sistemas, comportamento é a
resposta observável de um estímulo. Nos animais, por exemplo, envolve essencialmente instintos e hábitos aprendidos. O
ser humano está sempre recebendo estímulos do ambiente em que vive e interage,
seu comportamento, ou seja, suas respostas a esses estímulos, variam muito de
acordo com cada pessoa.
NA PSÍCOLOGIA
Em psicologia, o comportamento é a conduta, procedimento, ou o
conjunto das reações observáveis em indivíduos em determinadas circunstâncias
inseridos em ambientes controlados. Podendo ser
descrito como uma contingência tríplice composta de
antecedentes-respostas-conseqüências, ou respostas de um membro da
contingência.
Sigmun Freud -
o pai da psícologia - salientou a importante relação existente entre o comportamento de um ser
humano adulto e certos episódios de sua infância, mas resolveu preencher o
considerável hiato entre causa e efeito com atividades ou estados do aparelho
mental. Desejos conscientes ou inconscientes ou emoções no adulto representam
esses episódios passados e são considerados como os responsáveis diretos de seu
efeito sobre o comportamento.
Na antropologia
Em antropologia
cultural, os componentes considerados inatos no comportamento humano (como
o sexo, instintos de agressividade e de competição) poderiam ser modificados. A
cultura seria capaz de reprimir ou alterar esses comportamentos.
A cultura é representada pelos costumes, não tem como
reprimir. Os costumes são repetidos quando geram bem estar no meio, ou se
apresentam como necessários, logo, a cultura sempre se mantém, mas o
comportamento dos componentes considerados inatos no corpo humano são alterados
por informação e conhecimento particular. Os componentes considerados inatos
funcionam comandados por potencias elétricas que podem ser qualificados com a
nossa capacidade racional. A razão do ser humano é capaz de entender erro e
acerto em procedimentos considerados como inatos e direcioná-los da forma que
compreender seja a melhor.
Obervando etentamente essas teorias sobre o comportamento humano, pelos
mais renomados estudiosos,quero ressaltar a importância do comportamento
humano, no ambiente em que ele esta inserido, seja em casa, trabalho e nos mais
diversos lugares em que o ser humano ouse passar, o seu comportamento dirá
muito do que é de fato.Das pequenas a grandes empresa, busca-se profissíonais cujos comportamento sejam
modelo.O nosso comportamento no ambiente de trabalho irá
determinar até onde poderemos chegar na organização, no tocante as
oportunidades de crescimento e reconhecimento pessoal do trabalho que
desenvolvemos. O mau comportamento tem sido o maior motivo de desligamentos nas
empresas.Não se importar com a cultura organizacional ou com o reflexo de suas
atitudes no ambiente de trabalho, pode
gerar conflitos, adiar promoções.“Normalmente somos contratados pelas
competências técnicas, que é tudo aquilo que listamos no currículo, mas somos
demitidos pelo falta de competência comportamental. Empresas preferem trabalhar com quem sabe se relacionar do que com gênios
problemático.Partindo desse princípio,o segmento funerário é um trabalho
considerado atípico ou diferenciado dos demais setores de trabalho,daí a
necessidade que a valorização de como me porto no ambiente de trabalho seja
tratado com deferência.
POSTURA X CULTURA: Frente as
exigências de um mercado tão competitivo, o segmento funerário tem suas
nuances, referentes a postura e acultura, que devem ser observadas no ambiente
de trabalho.A postura do profissional revelam a sua personalidade, sendo
assim,vale lembrar que cada ocasião e ambiente exige uma forma ideal de
comportamento.É importantíssimo a observação da cultura da organização onde
estamos inseridos.
Algumas Orientações:
· Esteja atento e seja cordial com
todos,afinal somos todos iguais e merecemos respeito;
· Conheça os usos e costume s de
cada local e preste atenção em detalhes;
· Na dúvida observe primeiro e
pergunte depois;
· Nunca trate assuntos particulares
, junto a clientes;
· Lembre-se que cada cargo ou
função exige responsabilidades e posturas diferentes;
EVITE:
· Chegar e não cumprimentar,
independente de conhecer a pessoa ou não;
· Dar gargalhadas ruidosas;
· Sentar de forma indevida, muitas
vezes agindo como se estivesse na sua casa, no seu sofá.
· Nunca fale mal de outro cliente,
ou atendimento realizado anteriormente, pois o cliente que ouve isto poderá
questionar a cerca da confiabilidade da empresa a qual você representa;
· Não deixe o cliente em pé,
providencie um lugar para ele se sentar enquanto espera;
CORDIALIDADE:
· Evite nas relações profissionais,
chamar as pessoas de QUERIDO ou MEU BEM, MEUAMOR ou todas as variações deste
gênero;
· Não fale pegando nas pessoas.
Mantenha uma distância razoável,não grite, não gesticule demais;
· Bom dia , boa tarde, boa noite,
obrigado (a), por favor são palavras obrigatórias no seu vocabulário, do mais
simples funcionário até o alto escalão, do cliente com poucos recursos ao mais
abastado;
Faça o diferencial na sua empresa e trabalho, seja lembrado pelo que fez,
não pelo que deixou de fazer...Lembre-se que um bom atendimento, resulta em
clientes satisfeitos, empresários agradecidos e colaboradores reconhecidos.Não
seja mais um no mercado de trabalho, mero cumpridor de tarefas, faça do seu trabalho
a sua satisfação pessoal.
Referências bibliográficas:
- Amada Aparecida Pagoto - Coleção teses e monográficas vol. 7 - Do âmbito
sagrado da igreja ao cemitério público – trasnformações fúnebres em são
paulo(1850 – 1860)
- MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de
Ontopsicologia. 2 ed. rev. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice,
2008. ISBN 978-85-88381-41-4
- Jacobovici,Simcha
- A tumba da família de Jesus:a descoberta, a investigação e as provas que
podem mudar a história/Simcha Jacobovici e Charles Pellegrino;prefácio de
James Cameron;tradução de Arthur Neves Teixeira – São Paulo: Editora Planeta
do Brasil, 2007.
- Fredolino
Antonio David - CNCP Brasil – As honras Fúnebres e o Luto
- Revista
NUFEN – Compreendendo o Luto – Versão ISSN vol. I nº.2, São Paulo, Nov.
2009.
- Constituição
federal – artigo V, parágrafo VI: liberdade religiosa
- Dicionário
Aurélio, Wikipédia.
- Bíblia
sagrada: tradução João Ferreira de Almeida
Agradeço a oportunidade de expor meu trabalho: Ass: Marcio Silva,
contato: marciosilva@consultoriaespecializada.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário