quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Religião, Comportamento, Postura x Cultura PARTE III - final



Pastor, Cerimonialista e Pesquisador em Teologia: Marcio Silva  
Data publicação: 28/02/13

...Continuação 


Individualidades e teoria de sistemas
Quando tratamos de individualidades, podemos definir como o conjunto de reações e atitudes de um indivíduo ou grupo de indivíduos em face do meio social.
Em teoria de sistemas, comportamento é a resposta observável de um estímulo. Nos animais, por exemplo, envolve essencialmente instintos e hábitos aprendidos. O ser humano está sempre recebendo estímulos do ambiente em que vive e interage, seu comportamento, ou seja, suas respostas a esses estímulos, variam muito de acordo com cada pessoa.

NA PSÍCOLOGIA
Em psicologia, o comportamento é a conduta, procedimento, ou o conjunto das reações observáveis em indivíduos em determinadas circunstâncias inseridos em ambientes controlados. Podendo ser descrito como uma contingência tríplice composta de antecedentes-respostas-conseqüências, ou respostas de um membro da contingência.

Sigmun Freud - o pai da psícologia - salientou a importante relação existente entre o comportamento de um ser humano adulto e certos episódios de sua infância, mas resolveu preencher o considerável hiato entre causa e efeito com atividades ou estados do aparelho mental. Desejos conscientes ou inconscientes ou emoções no adulto representam esses episódios passados e são considerados como os responsáveis diretos de seu efeito sobre o comportamento.

 

Na antropologia

Em antropologia cultural, os componentes considerados inatos no comportamento humano (como o sexo, instintos de agressividade e de competição) poderiam ser modificados. A cultura seria capaz de reprimir ou alterar esses comportamentos.
A cultura é representada pelos costumes, não tem como reprimir. Os costumes são repetidos quando geram bem estar no meio, ou se apresentam como necessários, logo, a cultura sempre se mantém, mas o comportamento dos componentes considerados inatos no corpo humano são alterados por informação e conhecimento particular. Os componentes considerados inatos funcionam comandados por potencias elétricas que podem ser qualificados com a nossa capacidade racional. A razão do ser humano é capaz de entender erro e acerto em procedimentos considerados como inatos e direcioná-los da forma que compreender seja a melhor.

Obervando etentamente essas teorias sobre o comportamento humano, pelos mais renomados estudiosos,quero ressaltar a importância do comportamento humano, no ambiente em que ele esta inserido, seja em casa, trabalho e nos mais diversos lugares em que o ser humano ouse passar, o seu comportamento dirá muito do que é de fato.Das pequenas a grandes empresa, busca-se  profissíonais cujos comportamento sejam modelo.O nosso comportamento no ambiente de trabalho irá determinar até onde poderemos chegar na organização, no tocante as oportunidades de crescimento e reconhecimento pessoal do trabalho que desenvolvemos. O mau comportamento tem sido o maior motivo de desligamentos nas empresas.Não se importar com a cultura organizacional ou com o reflexo de suas atitudes no ambiente de trabalho,  pode gerar conflitos, adiar  promoções.“Normalmente somos contratados pelas competências técnicas, que é tudo aquilo que listamos no currículo, mas somos demitidos pelo falta de competência comportamental. Empresas preferem trabalhar com quem sabe se relacionar do que com gênios problemático.Partindo desse princípio,o segmento funerário é um trabalho considerado atípico ou diferenciado dos demais setores de trabalho,daí a necessidade que a valorização  de  como me porto no ambiente de trabalho seja tratado com deferência.

POSTURA X CULTURA: Frente as exigências de um mercado tão competitivo, o segmento funerário tem suas nuances, referentes a postura e acultura, que devem ser observadas no ambiente de trabalho.A postura do profissional revelam a sua personalidade, sendo assim,vale lembrar que cada ocasião e ambiente exige uma forma ideal de comportamento.É importantíssimo a observação da cultura da organização onde estamos inseridos.


Algumas Orientações:

·  Esteja atento e seja cordial com todos,afinal somos todos iguais e merecemos respeito;

·  Conheça os usos e costume s de cada local e preste atenção em detalhes;

·   Na dúvida observe primeiro e pergunte depois;

·   Nunca trate assuntos particulares , junto a clientes;

·  Lembre-se que cada cargo ou função exige responsabilidades e posturas diferentes;

EVITE:

·   Chegar e não cumprimentar, independente de conhecer a pessoa ou não;

·   Dar gargalhadas ruidosas;

·   Sentar de forma indevida, muitas vezes agindo como se estivesse na sua casa, no seu sofá.

·  Nunca fale mal de outro cliente, ou atendimento realizado anteriormente, pois o cliente que ouve isto poderá questionar a cerca da confiabilidade da empresa a qual você representa;

·  Não deixe o cliente em pé, providencie um lugar para ele se sentar enquanto espera;

CORDIALIDADE:

·  Evite nas relações profissionais, chamar as pessoas de QUERIDO ou MEU BEM, MEUAMOR ou todas as variações deste gênero;

· Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distância razoável,não grite, não gesticule demais;

·  Bom dia , boa tarde, boa noite, obrigado (a), por favor são palavras obrigatórias no seu vocabulário, do mais simples funcionário até o alto escalão, do cliente com poucos recursos ao mais abastado;


Faça o diferencial na sua empresa e trabalho, seja lembrado pelo que fez, não pelo que deixou de fazer...Lembre-se que um bom atendimento, resulta em clientes satisfeitos, empresários agradecidos e colaboradores reconhecidos.Não seja mais um no mercado de trabalho, mero cumpridor de tarefas, faça do seu trabalho a sua satisfação pessoal.

Referências bibliográficas:
  1. Amada Aparecida Pagoto - Coleção teses  e monográficas vol. 7 - Do âmbito sagrado da igreja ao cemitério público – trasnformações fúnebres em são paulo(1850 – 1860)
  2. MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2 ed. rev. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2008. ISBN 978-85-88381-41-4
  3. Jacobovici,Simcha - A tumba da família de Jesus:a descoberta, a investigação e as provas que podem mudar a história/Simcha Jacobovici e Charles Pellegrino;prefácio de James Cameron;tradução de Arthur Neves Teixeira – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007.
  4. Fredolino Antonio David - CNCP Brasil – As honras Fúnebres e o Luto
  5. Revista NUFEN – Compreendendo o Luto – Versão ISSN vol. I nº.2, São Paulo, Nov. 2009.
  6. Constituição federal – artigo V, parágrafo VI: liberdade religiosa
  7. Dicionário Aurélio, Wikipédia.
  8. Bíblia sagrada: tradução João Ferreira de Almeida

Agradeço a oportunidade de expor meu trabalho: Ass: Marcio Silva, 
contato: marciosilva@consultoriaespecializada.com.br









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