terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Religião, Comportamento, Postura x Cultura PARTE II



Pesquisador Marcio Silva
Pastor, Cerimonialista e Pesquisador em Teologia: Marcio Silva  
Data publicação: 27/02/13

...Continuação 
OS RITOS FUNERÁRIOS:

Os ritos funerários e o culto devido aos mortos se confundem com a história do homem e ajudaram a forjar a nossa cultura. A celebração dos mortos era uma constante no antigo Egito dos faraós, um dever acima das leis humanas na antiga Grécia e Roma e nas culturas pré-colombianas da América.Celebrar os mortos era celebrar a vida. São semelhantes, nos povos de cultura cristã, as práticas de velório e enterro.A vida moderna aboliu muitos sinais exteriores de luto. No passado nem tão distante assim havia as carpideiras, mulheres que acompanhavam os funerais chorando os mortos. Até algumas décadas atrás, nossos pais e avós em sinal de luto, usavam terno e gravata de cor preta, as mulheres, longos vestidos também escuros. Hoje esses trajes limitam-se ao velório e sepultamento.  
Em nosso meio os rituais mais conhecidos são a dos  cristãos, em especial os da Igreja católica, como encomendação do corpo, Missa de corpo presente, de sétimo dia, trigésimo dia e aniversário de falecimento.

Origem do cerimonial fúnebre - A preocupação com o morto foi um dos primeiros sinais de civilização.  Esse comportamento surgiu há cerca de 40.000 anos na história da humanidade, durante a grande era do gelo. Nesse mesmo período histórico, os ancestrais do homem moderno começaram a se organizar em famílias, cultivar arte, proibir o ato de incesto e dar início a práticas de cultos religiosos.
Na antiguidade, os povos gregos e egípcios tinham um cuidado excêntrico com os mortos. São bem conhecidos historicamente os rituais no Egito. Os faraós ordenavam a construção de pirâmides, e realizavam sepultamentos nos sarcófagos. Na sua crença, eram sepultados com roupas, joias, móveis, carros, alimentos, animais domésticos, escravos e em alguns casos com sacerdotes  e médicos. A cerimônia do funeral durava até 3 meses.
Na China, a cremação tornou-se costume difundido apesar da oposição dos poderes públicos. Qual o motivo de se queimarem os corpos? Além da razão econômica, pois os terrenos eram muitos caros, havia a concepção religiosa, onde o Budismo ensinava ter o corpo necessidade de ser regenerado pelo fogo.

Cuidados com os mortos Segundo a bíblia - O cuidado com os restos mortais, tem respaldo bíblico:
A morte mais famosa da história é a crucificação de Jesus de Nazaré.Há dois mil anos em Jerusalém, Jesus foi açoitado e executado por soldados romanos.Os evangelhos dizem que o corpo foi retirado da cruz, envolto num manto, e depositado numa tumba familiar, que  pertencia a José de Arimatéia,  Jesus foi sepultado na mais cara sepultura da sua época e que ninguém usou antes dele, demonstrando assim a relevância  e  o respeito que existia em relação aos mortos.Segundo a Bíblia sagrada, no terceiro dia Maria Madalena, discípula de Jesus, ao visitar a tumba encontrou-a vazia – um momento que marca a origem da crença da ressurreição de Jesus.

A PRIMEIRA EXUMAÇÃO SEGUNDO A BÍBLIA SAGRADA: Ocorreu no Egito, o povo Hebreu, por quatrocentos anos habitou nas terras de faraó, tornando-se José governador sobre o Egito, antes da sua morte,José teve o cuidado de pedir seus filhos , que quando saíssem da terra do Egito, os seus ossos fossem removidos e levados à terra que DEUS havia prometido a Abrão, Isaque e Jacó (a 1ª exumação da história).Quando saíram da terra do Egito os restos mortais de José foram levados até Canaã ,a terra que por juramento DEUS havia prometido a Abraão.Ainda hoje essa pratica e conhecida, respaldada por meios legais em alguns casos específicos tais como:

 São três situações:

1.   Prazo determinado: Em prazo determinado, não se faz exumação antes do período, exceto por determinações judiciais. Depois do período determinado, pode ser feito por vontade do familiar ou conforme contrato pactuado entre partes, por operacionalidade na gestão do cemitério.
2.   Prazo indeterminado: Cumprido o prazo legal determinado pelos estados, por vontade da família, obervando o contrato pactuado entre cemitério e titular do local.
3.   Catástrofe, Reestruturação Ambiental ou por adequação a normas legais: Pode o poder publico, usar de seu poder de policia, independente de prazo, fazer exumações, caso o local do cemitério tenha sofrido sérios danos em seu terreno, como por exemplo, desmoronamento, assoreamento, ou mesmo qualquer problemas que for necessário adequar para cumprir uma situação causada.

Nos dias atuais - Atualmente, um nicho de mercado aqui no Brasil foi descoberto ; o profissional de cerimonial passou a atuar em grande estilo nos funerais. Como qualquer outro evento, o cerimonial fúnebre necessita de planejamento e organização.

Produções funerais no Brasil - As produções funerais no Brasil, já deixaram de serem coisas de americano e incomum, um enterro luxuoso em São Paulo pode custar até 50.000,00 reais. Pacotes incluem homenagens apoteóticas, festas temáticas com direito a efeitos especiais, fumaça de gelo seco ou chuvas de pétalas de rosas caindo de um helicóptero. Na parte de estética, a produção dos falecidos com maquiagens e roupas, também são inclusos nas ofertas

Influência americana nos cerimoniais - Os cemitérios já se estruturaram com grandes salões para recepções, com serviços de buffet, hostess, garçons, foto, filmagem, som e mestre de cerimônia.Como cerimônialistas, entendemos que esse serviço chega ao mercado brasileiro com uma forte influência americana, porém direcionada ao público classe A, onde pessoas não medirão recursos para homenagear, no último adeus o seu ente querido. Existem produções para todos os tipos de gostos e bolsos.Mas nem por isso deixaremos de atender àqueles, cujas famílias não tem o mesmo poder aquisitivo, sobretudo a dignidade humana será respeitada em todos os momentos, não ferindo os princípios religiosos e culturais do cliente a ser atendido.

O cerimonial é uma ocasião especial e delicada - É nessa ocasião bastante delicada, que o (a) cerimônialista e sua equipe atuam de forma distinta, resolvendo todas as questões práticas que envolvem o momento, independente da classe social, posição ou religião,devem ser tratados com respeito e dignidade.

Muito cuidado...Neste momento todo cuidado é pouco, pois os sentimentos dos familiares e até amigos estão alterados, e tudo que se fizer de bom ou ruim, fará com que tudo seja potencializado.Há familiares que nunca deram tanta importância aos ao seu ente querido em vida, mas quando ocorre uma perda, sentem a necessidade de fazer ou expor todo sentimento que não expressaram em vida, e o cerimônialista precisa estar preparado, para atendê-los com muito respeito e  serenidade.

A equipe do cerimonial - A assessoria fica encarregada de todos os procedimentos de um cerimonial, como: honras, recepção de parentes, amigos e acompanhamento da família, organização dos espaços próximos aos caixões e leituras de mensagens. Hoje, como toda empresa, os especialistas de velórios oferecem os mais diversos serviços, cuidando de todas as burocracias, papeladas, encomendas de caixões, flores, decorações, contatos com amigos, autoridades, entre outros.

Cuidado com a postura - A postura cuidadosa do cerimônialista fúnebre fará todo o diferencial no momento. Os mais experientes dedicam uma atenção especial para a família, atendendo necessidades como: alimentação, água, analgésicos e outros detalhes bastante sutis.

Passos que devem ser observados no cerimonial fúnebre:
·          Conheça profundamente o cliente que está sendo atendido;
·   Conheça qual é a sua crença, religião;(judeu,evangélico,católico),para que não haja constrangimento no ato da cerimônia, de modo que a  execução do cerimonial atenda as necessidades de cada cliente, levando em consideração a sua religião e cultura..
·         Somente o contratante ou o familiar responsável poderá determinar quais serão os procedimentos (ritos fúnebres), que serão permitidos no ato da cerimônia fúnebre;
·         Certifique-se se a família esta sendo atendida a contento;
·      Se as orientações necessárias e pertinentes à cerimônia estão claras;
·         Avisar a família quando o corpo estiver preparado para o início do velório.
·         Orientação quanto ao local , endereço, horário do sepultamento do falecido.
·         A postura do cerimônialista no ato do atendimento deverá ser impecável;
·         Cuidado com o modo de vestir, falar,gesticular;
·       Vista-se com sobriedade: para os homens, usem ternos de preferência de cor escura, sapatos limpos, cabelos bem cortados, barba feita, e perfume que marque positivamente a sua presença.Para as mulheres,use de preferência terninhos,também de cor escura, cabelos devidamente presos em um coque, maquiagem leve, sapatos fechados, dê preferência ao scarpim, unhas bem feitas.
·     Ao se reportar ao cliente,evite os vícios de linguagem, gírias e jargões utilizados no segmento funerário;
·         Mesmo que esteja habituado a lidar com esse tipo de cerimônia, não seja frio e indiferente ao sofrimento e dor dos familiares e amigos.
·         Evite grupos de colegas comentando sobre a morte, ou causas do falecimento, pois poderá trazer constrangimento aos familiares , seja ético.
·         Compreender o luto:compreenda que neste momento os familiares estão em estado emocional elevado, pela perda de seu ente querido, e por muitas vezes emitirá reações conflitantes, e o cerimônialista deve estar preparado para entender o momento pela qual a pessoa esta passando, não levando para o lado pessoal;sendo assim leve em conta o estado emocional do enlutado.Explosões de raiva, apatia,stress, são alguns dos sentimentos, que deverão ser administrados no momento do atendimento.
·          Ritos religiosos ligados à morte;
·     Tipos de cerimoniais: levar em consideração a religião e a cultura do cliente;
·         A música no ritual funerário: deixe a critério dos familiares a escolha deste serviço, pois em alguns casos a família não aceita nenhum tipo de música, para evitar emoções fortes , pois poderá alguém da família sofrer algum tipo de abalo;
·         Utilização de recursos de multimídia,(velório online), o uso da tecnologia é muito frequente , inclusive no âmbito do funeral, pois propiciam aos entes queridos , que no momento da cerimônia estejam em dificuldades de participar do mesmo, em razão de distância ou locomoção para tal.
·         Conduzindo com ética: conduzir esse momento com ética, é essencial, neste momento tão doloroso para família, pois a sua conduta é suscetível a qualificação do ponto de vista do bem e do mal;
·         Resolução de conflitos: esteja apto para a resolução de conflitos caso venha acontecer durante o período do atendimento;
·         Montagem do ambiente de um cerimonial:Cuidado com os utensílios e paramentações que serão usados no momento do funeral;
·         Como ser solidário sem invadir a privacidade: se condoer com a dor do outro é importante no trabalho do cerimônialista, mas vale resaltar que ser solidário, não é invasão de privacidade.

COMPORTAMENTO : Vem do Latim cum me porto = como me porto

...Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos interessantes

Vídeos interessantes
Um dos melhores vídeos de motivação